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Seja agradável com os seus clientes
Acima de tudo, é importante ser agradável para as pessoas quando se está a
subir, pois é com elas que se vai cruzar quando estiver a descer. Um cliente
satisfeito e bem tratado é meio caminho andado para a fidelização e certeza que
voltará a comprar os seus produtos.
Não é preciso muito para
um cliente ir comprar à concorrência. Basta sentir-se em segundo plano ou ficar
com a sensação que lhe estão a fazer um favor. Ninguém gosta de ser tratado como
um "pedinte".
É preciso entender a máxima "o cliente tem
sempre razão". As empresas têm que perceber que o poder não está nas mãos de
quem gere, mas nas mãos dos clientes, ou seja, de quem compra e cria lucros à
empresa.
A diferença reside no atendimento personalizado e
na qualidade dos serviços para manter um cliente satisfeito. Existem tantas
empresas a oferecer produtos com qualidade a preços razoáveis, mas se falham no
atendimento e nos serviços estão condenadas ao fracasso.
Experimente não dar atenção aos seus clientes e veja o resultado
catastrófico. Lembre-se que não é preciso muito para perder um cliente.
Surpreenda-os de forma positiva e supere as suas expectativas.
São
inúmeras as formas de perder os clientes para a concorrência, entre as quais
destacam-se: o mau atendimento, falta de cumprimento de prazos, tratamento
inadequado, falta de formação dos funcionários, produtos sem inovação, oferecer
benefícios que não pode cumprir, criar falsas expectativas, menosprezar o nível
de satisfação dos clientes, não aceitar críticas nem sugestões, não fazer
surpresas, escolher os fornecedores pelo preço, e mais grave de tudo, mentir aos
clientes. Isto será o princípio do fim, pois a partir daqui os seus clientes
irão perder a confiança na sua empresa.