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Seja agradável com os seus clientes

Acima de tudo, é importante ser agradável para as pessoas quando se está a subir, pois é com elas que se vai cruzar quando estiver a descer. Um cliente satisfeito e bem tratado é meio caminho andado para a fidelização e certeza que voltará a comprar os seus produtos.

Não é preciso muito para um cliente ir comprar à concorrência. Basta sentir-se em segundo plano ou ficar com a sensação que lhe estão a fazer um favor. Ninguém gosta de ser tratado como um "pedinte".

É preciso entender a máxima "o cliente tem sempre razão". As empresas têm que perceber que o poder não está nas mãos de quem gere, mas nas mãos dos clientes, ou seja, de quem compra e cria lucros à empresa.

A diferença reside no atendimento personalizado e na qualidade dos serviços para manter um cliente satisfeito. Existem tantas empresas a oferecer produtos com qualidade a preços razoáveis, mas se falham no atendimento e nos serviços estão condenadas ao fracasso.

Experimente não dar atenção aos seus clientes e veja o resultado catastrófico. Lembre-se que não é preciso muito para perder um cliente. Surpreenda-os de forma positiva e supere as suas expectativas.
São inúmeras as formas de perder os clientes para a concorrência, entre as quais destacam-se: o mau atendimento, falta de cumprimento de prazos, tratamento inadequado, falta de formação dos funcionários, produtos sem inovação, oferecer benefícios que não pode cumprir, criar falsas expectativas, menosprezar o nível de satisfação dos clientes, não aceitar críticas nem sugestões, não fazer surpresas, escolher os fornecedores pelo preço, e mais grave de tudo, mentir aos clientes. Isto será o princípio do fim, pois a partir daqui os seus clientes irão perder a confiança na sua empresa.