Blog / Curiosidades

Sabe se o seu computador é vulnerável?

Uma grande percentagem dos computadores domésticos estão infectados por spyware (sistemas de monitorização) e outros tipos de software malicioso sem que os seus utilizadores se apercebam, indicam estudos recentes.

Os utilizadores desconhecem os perigos que ameaçam os seus computadores e de forma indirecta, o seu dinheiro e a sua privacidade.

Sem protecções básicas, tais como antivírus, anti-spyware e firewall os utilizadores colocam em risco a sua informação pessoal.

Estatisticamente, pelo menos três em cada cinco utilizadores não compreende a diferença entre um firewall e o software de antivírus, dois terços não têm um firewall instalado no seu PC e, embora 85 por cento dos utilizadores tenham instalado antivírus, dois terços destes não o actualizam há mais de uma semana.

O pior: um em cada cinco utilizadores tem vírus activos no seu PC.

O que fazer

  • Utilizar um programa de detecção de spyware como o Stinger da McAfee (grátis) que permita limpar o PC.
  • Manter o sistema operativo atualizado
  • Instalar um antivírus e mantê-lo actualizado no mínimo, semanalmente
    • Agende actualizações automáticas para uma hora em que geralmente esteja on-line
  • Não partilhar as unidades lógicas do PC (Disco duro)!
    • Partilhe preferencialmente apenas uma pasta, configurando as permissões de acesso

Spyware, o que é
Baseia-se em sistemas de monitorização utilizados para recolher dados do utilizador que são fornecidos a uma terceira parte, muitas vezes com fins comerciais ou publicitários.

Instala-se quando o utilizador acede a redes de partilha de ficheiros (peer-to-peer) ou descarrega outros programas e pode também activar pop-ups publicitários em determinados locais ou momentos da navegação.