Blog / Curiosidades

Como vender uma ideia!

O mais importante é não desperdiçar ideias, e para isso, é necessário comunicá-las bem. Não parta do princípio de que as pessoas vão acatar as suas ideias. Por vezes, aceitar algo novo exige algum esforço mental, e pode provocar o efeito contrário, ou seja, a rejeição.

Aprenda estas tácticas para vender a sua ideia:

1º ) Ensaiar e planear são as palavras-chave para começar a vender a sua ideia. Comece por ter uma conversa informal acerca do tema que quer abordar. Anote os comentários, esteja atento às críticas, quer sejam positivas ou negativas. Analise bem se os seus ouvintes são pessoas positivas ou pessimistas. Isto é importante para tirar conclusões lógicas acerca das opiniões sobre a sua ideia.

2º ) Comece por ganhar cúmplices. Ao contar a sua ideia a pessoas mais abertas, a sua ideia será fortalecida. Assim, quando apresentar os seus argumentos a pessoas mais conservadoras já vai com alguns "trunfos na manga", ou seja, já tem adeptos na sua "equipa".

3º ) Antes de mais, tenha consciência que a sua ideia também tem aspectos negativos. Estude-os bem, e quando os seus ouvintes lhe colocarem os problemas você apenas responderá que já pensou nesses aspectos, mas que poderão contorná-los da seguinte forma... A partir daqui as críticas caem por terra, pois a sua segurança intimidou-os.

4º ) Reserve alguns aspectos só para si e não revele tudo às pessoas mais críticas. Vá com calma. Devagar se vai ao longe.

5º ) Tente encontrar soluções às críticas negativas. Procure expor essas soluções contra as rejeições apresentadas.

6º ) Mostrar segurança ao apresentar o projecto é meio caminho andado para o sucesso da sua ideia. Focalize os pontos mais interessantes, valorize os benefícios. Mostre os benefícios da inovação.

7º ) Venda a sua ideia, mas não confunda as pessoas. Não se arme em vendedor à força, exponha as suas ideias com clareza. Assim, os seus ouvintes não têm que se esforçar muito para entender. Exercício mental para quê?...

8º ) Não torne o Plano de Acções uma "carga de trabalhos" para os seus ouvintes. Este tema só deverá ser abordado depois de todos terem comprado a ideia. Não assuste a presa antes de a caçar!

9º ) Apresente o seu currículo, caso não seja uma pessoa conhecida. É importante que os seus ouvintes saibam que já fez análises de mercado quanto ao custo-benefício. Seja uma pessoa credível.

10º ) Provoque os seus ouvintes. Crie curiosidade ao apresentar a sua ideia. Por exemplo, invoque alguém ao apresentar os seus argumentos. Desta forma, favorece o envolvimento das pessoas em conhecer mais sobre a sua ideia.

11º ) Seja flexível, aceite opiniões diferentes. Todos juntos poderão aperfeiçoar a sua ideia. Não se esqueça que vender uma ideia ocupa 50%. Segundo Einstein, para que uma ideia se concretize é necessário 1% de inspiração e 99% de transpiração.