Blog / Curiosidades
Como vender uma ideia!
O mais importante é não desperdiçar ideias, e para isso, é necessário
comunicá-las bem. Não parta do princípio de que as pessoas vão acatar as suas
ideias. Por vezes, aceitar algo novo exige algum esforço mental, e pode provocar
o efeito contrário, ou seja, a rejeição.
Aprenda estas tácticas para
vender a sua ideia:
1º ) Ensaiar e planear são as
palavras-chave para começar a vender a sua ideia. Comece por ter uma conversa
informal acerca do tema que quer abordar. Anote os comentários, esteja atento às
críticas, quer sejam positivas ou negativas. Analise bem se os seus ouvintes são
pessoas positivas ou pessimistas. Isto é importante para tirar conclusões
lógicas acerca das opiniões sobre a sua ideia.
2º
) Comece por ganhar cúmplices. Ao contar a sua ideia a pessoas mais
abertas, a sua ideia será fortalecida. Assim, quando apresentar os seus
argumentos a pessoas mais conservadoras já vai com alguns "trunfos na manga", ou
seja, já tem adeptos na sua "equipa".
3º ) Antes
de mais, tenha consciência que a sua ideia também tem aspectos negativos.
Estude-os bem, e quando os seus ouvintes lhe colocarem os problemas você apenas
responderá que já pensou nesses aspectos, mas que poderão contorná-los da
seguinte forma... A partir daqui as críticas caem por terra, pois a sua
segurança intimidou-os.
4º ) Reserve alguns
aspectos só para si e não revele tudo às pessoas mais críticas. Vá com
calma. Devagar se vai ao longe.
5º ) Tente
encontrar soluções às críticas negativas. Procure expor essas soluções contra as
rejeições apresentadas.
6º ) Mostrar segurança ao
apresentar o projecto é meio caminho andado para o sucesso da sua ideia.
Focalize os pontos mais interessantes, valorize os benefícios. Mostre os
benefícios da inovação.
7º ) Venda a sua ideia,
mas não confunda as pessoas. Não se arme em vendedor à força, exponha as suas
ideias com clareza. Assim, os seus ouvintes não têm que se esforçar muito para
entender. Exercício mental para quê?...
8º ) Não
torne o Plano de Acções uma "carga de trabalhos" para os seus ouvintes. Este
tema só deverá ser abordado depois de todos terem comprado a ideia. Não assuste
a presa antes de a caçar!
9º ) Apresente o seu
currículo, caso não seja uma pessoa conhecida. É importante que os seus ouvintes
saibam que já fez análises de mercado quanto ao custo-benefício. Seja uma pessoa
credível.
10º ) Provoque os seus ouvintes. Crie
curiosidade ao apresentar a sua ideia. Por exemplo, invoque alguém ao apresentar
os seus argumentos. Desta forma, favorece o envolvimento das pessoas em conhecer
mais sobre a sua ideia.
11º ) Seja flexível,
aceite opiniões diferentes. Todos juntos poderão aperfeiçoar a sua ideia. Não se
esqueça que vender uma ideia ocupa 50%. Segundo Einstein, para que uma ideia se
concretize é necessário 1% de inspiração e 99% de transpiração.