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Comércio electrónico: marque a diferença

Para vender on-line não basta ter apenas um web site de comércio electrónico, necessita também de conquistar a confiança do consumidor.
Enumeramos algumas características que poderão ajudá-lo a marcar a diferença:

Navegabilidade
O aspecto do web site deverá ser simples e objectivo.
A saída de informação deverá ser feita de forma organizada o que levará o cliente a ter sempre a noção de onde está e nunca ficar perdido no website.

Origem do domínio
O web site deverá ter um domínio que inspire confiança, evite usar sub domínios complicados ou redireccionamentos.

A evitar!
Exemplo: http://www.dominioquenaotemnadaaver.com/~aloja

Ergonomia
A facilidade com que o consumidor consegue aceder à informação é determinante. Dificuldades na pesquisa de um produto ou dos seus respectivos dados, navegação não intuitiva ao longo das várias páginas, tempos de carregamento muito longos ou a falta de páginas de apoio ao visitante são alguns dos factores que levam um potencial comprador a desistir.
Mapa do web site, sistema de pesquisa informação, a disponibilização das perguntas e respostas mais frequentes (FAQ's) e páginas de ajuda, são sectores que deverão obrigatoriamente existir.

Estratégias de transmissão de confiança
As formas mais eficazes de ultrapassar as barreiras à transmissão de confiança estão relacionadas com uma política de pagamentos que seja segura, com mecanismos de garantia de confidencialidade da informação do consumidor e com uma apresentação cuidada e rigorosa da empresa promotora da loja electrónica.
Como forma de transmitir confiança ao consumidor há ainda outros recursos, tais como a utilização de selos de certificação (SSL) reconhecidos no mercado.

Selos de certificação (SSL)
Os certificados digitais permitem efectuar a autenticação e validação do pagamento nas transacções realizadas na Internet através de uma forma segura, a encriptação dos dados.
Como funciona:
Todas as informações em trânsito entre o servidor web e os clientes são encriptadas, tais como números de cartões de crédito e dados pessoais, utilizando uma sessão com chave exclusiva.
Para transmitir com segurança a chave para o consumidor, o servidor encripta-a com a chave pública. Cada chave de sessão é utilizada uma única vez, durante uma única sessão (que pode ser incluir uma ou mais transacções) com um único cliente. Estas camadas de protecção garantem que a informação não vai ser vista, se for interceptada por utilizadores mal intencionados.

Política de confidencialidade/Privacidade
Deverá existir um sector do site que fale sobre a política de confidencialidade/privacidade.
Uma explicação detalhada sobre o tratamento a que são sujeitos todos os dados pessoais dos respectivos clientes é de importância vital.

Apresentação da empresa
Sector com uma apresentação da empresa, localização e contactos.
É importante a apresentação da empresa promotora, o que, é positivo em termos de transmissão de confiança ao consumidor.

Promoções e destaques
A existência de promoções num web site pode ser para o consumidor um motivo de fidelização. A vontade de se manter atento a novas promoções leva a que o cliente visite periodicamente uma loja on-line, avalie outros produtos e, possivelmente, divulgue o seu endereço.

Política de devoluções
A lei portuguesa determina que a venda à distância (Internet, Tele-shopping, venda por catálogo, etc.) obrigue à aceitação de devoluções findo um período experimental.
O desenvolvimento de uma boa política de devoluções é essencial para a fidelização de consumidores on-line.

Ligação ao consumidor
A existência da opção de subscrever uma newsletter ou publicação periódica é extremamente importante.
A criação de laços de Marketing Relacional baseados em Bases de Dados é a forma mais eficaz de ultrapassar o distanciamento cliente-fornecedor.
Com estes instrumentos pode-se ir muito mais longe do que a tradicional segmentação de consumidores podendo-se começar a tratar cada potencial cliente como um caso (Marketing Relacional one-to-one).
Para além disso, o tratamento de dados permite uma ligação directa aos consumidores que se pode reflectir no envio de Newsletters com temas que normalmente sejam do interesse do cliente alvo.